English   |     Deutsch   |     Español   

Biografia do irmão David Steindl-Rast

“Não é a felicidade que nos torna gratos, é a gratidão que nos torna felizes.” – Irmão David Steindl-Rast

54724_David_Steindl_Rast_web

Irmão David Steindl-Rast nasceu em 12 de julho de 1926, em Viena, Áustria, onde estudou arte, antropologia e psicologia, recebendo mestrado na Academia de Viena de Belas Artes e um doutorado pela Universidade de Viena. Em 1952, ele seguiu sua família que emigrou para os Estados Unidos. Em 1953 ele se juntou a uma comunidade beneditina recém-fundada em Elmira, Nova Iorque, o Mount Saviour Monastery, da qual ele é membro sênior. Em 1958/59 o irmão David era um pós-doutorado na Universidade de Cornell.

Após doze anos de formação e estudos de filosofia e teologia monástica, o irmão David foi enviado por seu abade para participar no diálogo budista-cristão, pelo qual recebeu a aprovação do Vaticano em 1967. Seus professores Zen foram Hakuun Yasutani Roshi, Soen Nakagawa Roshi, Shunryu Suzuki Roshi, e Eido ShimanoRoshi. Ele co-fundou o Centro de Estudos Espirituais em 1968 e recebeu o Prêmio Martin Buber 1975 por suas realizações na construção de pontes entre tradições religiosas.

Junto com Thomas Merton, irmão David ajudou a lançar uma renovação da vida religiosa. A partir de 1970, ele se tornou uma figura de destaque na Casa de movimento de oração, o que afetou cerca de 200.000 membros de ordens religiosas nos Estados Unidos e Canadá. Desde os anos 1970 Irmão David tem sido um membro da Associação Lindisfarne.

Durante décadas, o irmão David dividiu seu tempo entre períodos da vida de eremita e visitas extensasnos cinco continentes. Seu amplo espectro de público incluiu estudantes famintos em Zaire, professores de Harvard e Columbia, monges budistas e retirantes Sufi, índios Papago e intelectuais alemães, cadetes navais de Annapolis, missionários na ilha Polinésia e encontros nas Nações Unidas, boinas verdes e participantes de conferências internacionais de paz. Irmão David trouxe profundidade espiritual para a vida de inúmeras pessoas a quem ele toca através de suas palestras, workshops, seus livros e artigos.

Ele tem contribuído para uma ampla gama de livros e periódicos da Enciclopédia Americana e A Nova Enciclopédia Católica. Seus livros foram traduzidos em muitas línguas. Irmão David é co-autor de Pertencendo ao Universo (vencedor do prêmio de livro de 1992 americano). Nesta obra, o físico Fritjof Capra e irmão David investigam o paralelismo entre o pensamento do “novo paradigma” na ciência e na religião e oferecem uma visão notavelmente compatível do universo – um modelo holístico e profundo baseado numa percepção da complexa natureza da verdade e do mito da objetividade. Outra obra disponível em português, Além das Palavras, é um comentário sobre o Credo Apostólico, um resumo das crenças cristãs escrito no século IV e usado para ensinar a fé cristã até os dias de hoje. O Irmão David analisa as palavras do Credo a partir de uma perspectiva aberta, revelando a mensagem, frequentemente ignorada, de compaixão, paz e amor presente nessa declaração muito conhecida, mas raramente analisada.

Irmão David concluiu, como palestrante, a conferência Global TED, realizada em Edimburgo em 2013. É co-fundador da www.gratefulness.org, um site que oferece apoio para comunidade virtual praticar uma vida de agradecimento. Recebe diariamente 10.000 visitantes de mais de 200 países. Além da página em português, há páginas em espanhol, alemão e chinês. Aos 90 anos, irmão David continua viajando e compartilhando espiritualidade, ensinando seus ouvintes a renovar suas vidas e descobrir seu potencial, especialmente através da prática da gratidão.

Deixe um comentário

  • Quem Somos

    Este site deseja inspirar aqueles que têm a necessidade de abrir o coração para tudo o que pode fazer-nos sentir totalmente vivos. Nos guia, encoraja e inspira o exemplo e os ensinamentos do irmão David Steindl-Rast.